Medicina gaúcha

Primeira internação do Hospital de Clínicas completa 45 anos nesta terça-feira

Ala Norte, do quarto andar, recebeu o primeiro paciente, na especialidade de nefrologia, no dia 23 de maio de 1972

Por Ricardo Chaves
20/05/2017 - 00h15min
Compartilhar:

No início do século 20, os professores da Faculdade de Medicina, que havia sido inaugurada em 1898, já sonhavam com a construção de um hospital-escola, onde o ensino pudesse ocorrer lado a lado com a assistência à população. Em 1938, o terreno onde antigamente funcionava o campo de polo da capital gaúcha foi adquirido para a construção do prédio. Em 1943, a pedra fundamental do Hospital de Clínicas seria finalmente lançada. 

Publicidade

A primeira internação de um paciente, entretanto, só ocorreria em 1972. No estacionamento, que então parecia imenso, alguns Fuscas, último modelo, aguardavam os poucos funcionários e os ainda menos numerosos pacientes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 

Enfermaria nos primeiros dias do Hospital de Clínicas de Porto AlegreFoto: Não se aplica / acervo da Coordenadoria de Comunicação do HCPA

Foi neste hospital, novinho em folha, que, no dia 23 de maio (na próxima terça-feira, completam-se 45 anos), a Ala Norte, do quarto andar, recebeu o primeiro paciente, na especialidade de nefrologia, para ser internado. Poucos meses antes, mais precisamente no dia 2 de fevereiro, havia acontecido a primeira consulta ambulatorial, na área de endocrinologia. Estes atendimentos, realizados em 1972, marcaram o efetivo funcionamento do Clínicas, que havia sido oficialmente criado como Empresa Pública de Direito Privado, em 19 de julho do ano anterior. 

Leia também
Imigração da família Rizzo completa 60 anos nesta quarta-feira
Conheça a história da família que tentou atravessar o Brasil rolando um barril

Saguão do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em 1972Foto: Não se aplica / acervo da Coordenadoria de Comunicação do HCPA

Agora, são mais de 930 mil internações e 8 milhões de consultas, além de 70 milhões de exames, 1 milhão de cirurgias, 121 mil partos e 7 mil transplantes. Com 843 leitos, o Clínicas interna, em média, 661 pacientes por semana – o que corresponde a 20% das internações em geral e 27% das de alta complexidade na capital gaúcha. 

Assim como os antigos Fuscas, o velho estacionamento também já é apenas história. Em seu espaço, hoje, erguem-se dois novos anexos, que vão ampliar a área do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 70%. 

Colaborou Elisa Kopplin Ferraretto

Leia outras colunas do Almanaque Gaúcho

Compartilhar:

Publicidade