245 anos

Piquenique abre programação da Semana de Porto Alegre

Até o dia 27 de março quase 500 atividades marcarão o aniversário de 245 anos da Capital

19/03/2017 - 17h56min
Compartilhar:
Área verde dos fundos do Museu Joaquim Felizardo
Área verde dos fundos do Museu Joaquim Felizardo Foto: Luiz Armando Vaz / Agencia RBS

A festa de 245 anos de Porto Alegre começou neste domingo ocupando espaços históricos e ruas da Capital. Um piquenique ocorreu na área verde dos fundos do Museu Joaquim Felizardo, no Bairro Cidade Baixa. Dançarinos, malabaristas, palhaços e músicos se integraram à festa com o público que curtiu o primeiro de nove dias de programação. 

Publicidade

Foto: Luiz Armando Vaz / Agencia RBS


A pedagoga Nina Cardoso escolheu o evento e o espaço que ainda não conhecia para comemorar o aniversário de 37 anos. Com a filha Yasmin, quatro anos, e a comadre Karine Fernandes, 33 anos, ela aguardava a chegada dos amigos para a confraternização quando conversou com a reportagem. A pequena, que adora se envolver na preparação dos quitutes, aprovou a função de passar à tarde ao ar livre.

— Tem um mundo aqui dentro que a gente não conhecia. A gente fica a semana inteira envolvida com trabalho e escola que é bom poder aproveitar a folga para ficar junto em um lugar tão bonito — diz Nina. 

Nina comemorou o aniversário com a filha YasminFoto: Luiz Armando Vaz / Agencia RBS


Além do piquenique e das atividades culturais, a Rua João Alfredo, entre a República e a Joaquim Nabuco, ficou fechada para ações de saúde, entre as atividades estava o destaque para a importância da alimentação saudável e o consumo de produtos naturais como legumes, verduras e frutas. Também teve corte de cabelo, massagem e teste rápido de HIV.

Leia mais:
Conheça seis locais que inspiraram músicas sobre Porto Alegre

Esta foi apenas a primeira das quase 500 atividades previstas ao longo de nove dias de programação da Semana de Porto Alegre. Os eventos incluem ações de conscientização, atividades culturais, de saúde e esportivas, além de visitas a espaços públicos e palestras. 

Leia mais notícias do dia

Confira destaques da programação
Segunda-feira
– Apresentação teatro de bonecos na Escola Municipal Afonso Guerreiro Lima, a partir das 14h.

Terça-feira
– Circulação da Unidade de atendimento itinerante do Procon, na Esplanada da Restinga, das 9h às 17h.
– Exposição do Projeto de Restauração da Usina do Gasômetro, a partir das 9h.

22 de março
– Defensoria Pública, via unidade móvel prestando orientação jurídica ao cidadão porto-alegrense, das 14h às 17h, no Largo Glênio Peres.

23 de março
– Visitação guiada à Pinacoteca Rubem Berta, às 14h.

24 de março
– Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatites virais com aconselhamento e encaminhamentos no Posto Macedônia, na Restinga, às 10h.
– A partir das 14h, oficina para criação de artesanato por meio de lixo reciclável e reutilização de resíduos sólidos no Santander Cultural.

25 de março
– Feira de adoção de cães e gatos na Unidade de Medicina Veterinária, Estrada Bérico José Bernardes, 3.489, na Lomba do Pinheiro.
– Feira para troca de livros novos e usados no Centro Municipal de Cultura, no Bairro Menino Deus, a partir das 14h.
– Desfile das Escolas de Samba que fazem parte do Grupo Ouro do Carnaval de Porto Alegre, a partir das 22h, no Complexo Cultural Porto Seco.

26 de março
– 14ª edição da Corrida de Aniversário de Porto Alegre. Largada será na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, às 8h. Inscrições podem ser feitas no site www.esportif.com.br/evento/aniver14/.
– Passeio Ciclístico com saída da Chaminé do Shopping Total e chegada na Chaminé da Usina do Gasômetro, às 14h.
– Abertura da Feira do Peixe na Ilha da Pintada com escolha da Rainha e apresentações artísticas, às 18h30min.
– Concerto da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e Banda Municipal de Porto Alegre na Igreja Nossa Senhora Das Dores, às 20h30min.

27 de março
– Blitz com distribuição de material informativo sobre respeito às vagas especiais de estacionamento, em frente à prefeitura, das 9h às 12h.


Compartilhar:

Publicidade