Campanha do Agasalho

Em dia de solidariedade, 7,5 mil pessoas recebem ingressos em parque de diversões na Capital

Park Tupã ofereceu passaporte para todos os brinquedos a quem levasse doações ao local nesta sexta-feira 

11/08/2017 - 22h01min
Compartilhar:
Foto: Júlia Soares / Agência RBS / Agência RBS

Uma ação da Campanha do Agasalho de Porto Alegre em conjunto com o Park Tupã levou cerca de 7,5 mil pessoas ao parque de diversões ao longo desta sexta-feira (11). 

Organizado pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI), a ação ofereceu ingresso para todos os brinquedos, chamado de "passaporte", a todas as pessoas que levassem 2 kg de alimentos ou duas peças de roupa. Devido à grande procura, o acesso de novas pessoas ao Park Tupã foi restrito entre as 15h e as 18h, pois a lotação máxima (2 mil pessoas circulando pelo local ao mesmo tempo) havia sido atingida, segundo a secretária do parque, Angela Paim.

A ação foi vista como positiva tanto por quem vai se beneficiar com as doações – que serão transportadas em sete caminhões para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) – quanto por quem teve a oportunidade de se divertir em todos os brinquedos do parque: o passaporte custa R$40 em dias normais.

— As pessoas foram muito solidárias, trouxeram boas doações. Foi gratificante ver os caminhões cheios de doações e as crianças felizes, brincando no parque. Teve criança que chegou a ficar quatro horas na fila, esperando para entrar — disse Angela, acrescentando que o parque não ganhou nada com a ação, "além dos sorrisos nos rostos das crianças".

Leia mais
Sem BRT, especialistas apontam medidas paliativas para o trânsito da Capital
Plano de Mobilidade vai definir prioridades do transporte em Porto Alegre
Justiça ouve testemunhas em processo contra vereador de Porto Alegre por falsificação


Franciele Mendes da Rosa saiu do trabalho e chegou em sua casa, no bairro Partenon, por volta das 18h. Pegou os 4 filhos, a enteada e a neta e foi até o parque aproveitar a oferta:

Publicidade


_ É muito bom essa oportunidade para quem não tem condições de pagar o valor dos ingressos.

A fila para a roda gigante não tirou o sorriso do rosto de Derek Machado, de 11 anos, que se divertiu no Tupã na companhia da irmã, Katrine, desde as 14h. Morador do Campo da Tuca, Derek se orgulha de sua doação:

— Trouxe 1kg de feijão e um casaco meu.

Fabiano Souza, gerente dos Centros de Relações Institucionais e Participativas (Crips) e do Orçamento Participativo da prefeitura da Capital, comemora o sucesso da ação não apenas pelas doações  – ele estima que cada caminhão comporte 2 toneladas – mas também pelo público que foi até o parque.

— Fizemos uma divulgação grande nos 17 Crips, e a maioria das crianças que passaram por  aqui hoje estão em situação de vulnerabilidade social. Tenho certeza de que vão se lembrar desse dia para sempre. Isso não faz bem só pra eles, mas pra gente. Estimula mais o nosso trabalho — afirma.

Segundo a secretária do parque, cerca de 2,5 mil pessoas não puderam entrar, mas deixaram suas doações e receberam passaportes para serem usados entre terça e sexta-feira, das 14h às 21h, até o dia 20 de agosto, quando o parque vai embora de Porto Alegre.

Todas as doações serão entregues à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). Segundo a prefeitura, a meta da Campanha do Agasalho de Porto Alegre é arrecadar 245 mil itens. Até a última quinta-feira (10), já haviam sido arrecadadas quase 190 mil peças, 1,1 tonelada de alimentos e mais de 6,5 mil unidades de outros produtos diversos como de higiene e limpeza. 

Compartilhar:

Publicidade