Programe-se

Noite dos Museus: veja o melhor da programação do evento que rola no sábado em Porto Alegre

Equipe do Segundo Caderno dá dicas para ajudar você a montar um roteiro e aproveitar o evento

Por Zero Hora 19/05/2017 - 08h00min · Atualizada em 20/05/2017 17h04min
Compartilhar:

A noite de sábado será mais agitada do que o normal em Porto Alegre. Dez instituições culturais estarão de portas abertas entre 19h e meia-noite, com entrada franca, oferecendo a oportunidade de ver as exposições em cartaz, além de curtir mais de 40 atrações musicais. Será a segunda edição da Noite dos Museus, que em 2016 levou milhares de pessoas às ruas e lotou oito museus da Capital.

Publicidade

Na noite desta sexta-feira (19/5), os curadores do evento dão a largada para a programação com o seminário Museu e a Cidade Contemporânea. A partir das 19h, o historiador e arqueólogo Francisco Marshall e o músico, compositor e escritor Kledir Ramil estarão no Auditório do Margs para discutir as relações entre os museus e as cidades dos séculos 19 a 21. O encontro também tem entrada franca.

Confira abaixo alguns destaques da programação da Noite dos Museus:

Renato Borghetti, Renato Müller e Fábrica de Gaiteiros
19h30min – Memorial do Rio Grande do Sul (Sete de Setembro, 1.020)

Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

O show de Renato Borghetti e Renato Müller, acompanhados dos alunos da Fábrica de Gaiteiros, é um bom ponto de partida para aproveitar o melhor da Noite dos Museus. O grupo apresenta versões instrumentais para clássicos regionais que marcaram a carreira de Borghettinho. Quem permanecer no Memorial vai conferir nomes de peso na cena local, como Antonio Villeroy (20h30min), Ernesto e Paulinho Fagundes (21h30min) e Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense (23h).

Bebeto Alves
20h30min – Margs (Praça da Alfândega, s/n°) 

Com quase 30 discos lançados, o cantor e compositor Bebeto Alves revisita sua extensa lista de composições que já foram gravadas por Ana Carolina, Belchior, Ednardo, Kleiton & Kledir, Antonio Villeroy e outros.

Orquestra de Brinquedos
21h– Planetário (Ipiranga, 2.000)

Foto: Luis Krebs / Divulgação

As crianças têm destino certo na Noite dos Museus: o Planetário recebe o show da Orquestra de Brinquedos, formada pelos músicos Yanto Laitano, Fábio Ly, Filipe Narcizo, Beto Chedid e Marina Mendo. Caracterizados como soldadinhos de chumbo, eles executam canções populares usando instrumentos de brinquedo. Além disso, a Kombi que guarda o acervo do Minimuseu do Brinquedo de Alice Urbim ficará estacionada em frente ao local durante toda a noite. 

Negra Jaque
21h45min – Museu de Porto Alegre (João Alfredo, 582) 

Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Revelação do hip-hop gaúcho, Negra Jaque é uma das atrações da programação especial voltada ao resgate da memória musical afro-brasileira que estará em cartaz no museu da Cidade Baixa. O local recebe shows de Floresta Aurora (19h30min), Afro-Sul Odomodê (20h15min) e Alabê Oni (22h30min), além da formação de uma roda de capoeira com Africanamente (21h) e de uma roda de samba com Mestre Paraquedas, Pâmela Amaro, Eduardo Moreira, Andressa Ferreira e convidados (23h).

Thiago Ramil e Felipe Zancanaro
23h – MACRS (Rua dos Andradas, 736, 6º andar)

O cantor e compositor Thiago Ramil e o instrumentista e compositor Felipe Zancanaro encontram-se no MACRS para uma jam session. Antes disso, às 20h30min, Ramil apresenta as canções do seu álbum de estreia, Leve Embora (produzido por Zancanaro e Vinicius Albernaz). Às 22h, Zancanaro realiza a performance Toque, na qual convida o público a participar por meio de um walkie-talkie com circuito modificado. O aparelho já foi usado pela banda Apanhador Só, da qual o músico é integrante.

Kula Jazz
20h30min – Museu Julio de Castilhos (Duque de Caxias, 1.205)
23h30min – Planetário (Ipiranga, 2.000)

Foto: Eduardo Quadros / Divulgação

Em meio à constante renovação que caracteriza o jazz, a Kula busca referência na obra de mestres como John Coltrane e Miles Davis – mas com um toque de contemporaneidade que a tornou uma das bandas mais interessantes do gênero em Porto Alegre. No final de 2015, eles lançaram seu primeiro disco, que leva o próprio nome.

Novas exposições em cartaz
19h à 0h – Fundação Iberê Camargo (Padre Cacique, 2.000) e Margs (Praça da Alfândega, s/n°)

Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Além de curtir os shows, o público poderá explorar novas mostras na Capital. A Fundação Iberê Camargo tem duas: Depois do Fim (foto acima), coletiva motivada pela preocupação com a finitude política, econômica e ambiental, e NO DRAMA, com obras de Iberê Camargo em diálogo com o teatro e outras linguagens. No Margs, o destaque é a exposição Pro Posições, que reúne a produção de professores da Ufrgs em comemoração aos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Clique na imagem abaixo e acesse o especial de ZH com fotos, vídeos, programação completa e dicas para aproveitar o melhor do evento:

Foto: Arte ZH / Arte ZH

SEMINÁRIO MUSEU E A CIDADE CONTEMPORÂNEA
Sexta-feira (19/5), às 19h, no Auditório do MARGS (Praça da Alfândega, s/nº).
Entrada franca (não é necessário fazer inscrição prévia).

NOITE DOS MUSEUS
Sábado (20/5), das 19h à meia-noite, em diferentes espaços da Capital.
Entrada franca.
Durante o evento, a linha Turismo circulará entre os espaços culturais participantes. O passe para toda a noite custará R$ 20.

Leia mais:
Em resposta à crise, Fundação Iberê Camargo inaugura novas exposições
Exposição no Margs apresenta lugares emblemáticos de Porto Alegre no começo dos anos 1980

Compartilhar:

Publicidade