Clima 

No mesmo horário, RS registra 13ºC em Canguçu e 32ºC em Santa Rosa

Entenda por que a variação térmica foi tão grande nesta sexta-feira

Por Zero Hora
11/08/2017 - 17h46min
Compartilhar:

Uma diferença de quase 20ºC entre sul e norte foi registrada na tarde desta sexta-feira (11) no Rio Grande do Sul. O motivo? Segundo a Somar Meteorologia, uma massa de ar frio que está vindo da Argentina já havia chegado por volta das 16h a Canguçu, no Sul, derrubando a temperatura para 13ºC. Ela ainda estava distante, no entanto, de Santa Rosa, no Norte, onde, naquele horário, fazia 32ºC. A distância em linha reta entre as duas cidades é de 430 quilômetros. 

Publicidade

Essa massa de ar frio deve deixar o fim de semana gaúcho marcado por temporais, com risco de granizo e rajadas de vento O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta, um alerta de perigo de tempestade, especialmente para as regiões da Campanha, Planalto Médio e Missões. Estão previstas descargas elétricas, granizo, ventos de 60 e 99 Km/h e chuvas entre 30 e 60 mm/h.

A partir do sábado, uma área de baixa pressão atmosférica deixa o tempo instável. Os maiores volumes de chuva, cerca de 50mm, devem ficar concentrados no Extremo Sul. Na Serra e no Litoral Norte, a previsão é de céu nublado, com precipitações menos intensas. Na virada do sábado para o domingo, a instabilidade pode se espalhar para mais áreas do território gaúcho.

A previsão para o domingo do Dia dos Pais (13) é de chuva generalizada, devido à influência de um corredor de umidade. Os maiores volumes – por volta dos 65mm – devem ser registrados, novamente, no Extremo Sul. Na Capital, as precipitações aumentam bastante, chegando aos 50mm. A temperatura mínima do Estado deve ser de 10°C, no Chuí e a máxima, de 23°C, em Palmeira das Missões. O tempo pode começar a abrir no final do domingo.

Compartilhar:

Publicidade