Túnel do tempo

Do maior público do Olímpico até a queda de Roger Machado, Grêmio e Ponte Preta tem história

Chegada de Renato Portaluppi foi após desastre ante o time de Campinas

Por Luís Henrique Benfica
15/07/2017 - 07h00min
Compartilhar:
Com gol de Luan, Grêmio venceu última partida entre as duas equipes na Arena, em junho de 2016
Com gol de Luan, Grêmio venceu última partida entre as duas equipes na Arena, em junho de 2016 Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Uma curiosidade marca Grêmio e Ponte Preta, neste domingo (16), na Arena. Foi uma derrota para a equipe paulista que determinou a saída de Roger Machado e o posterior acerto da diretoria com Renato Portaluppi.

Na 24ª rodada do Brasileirão de 2016, dia 14 de setembro, o Grêmio foi goleado por 3 a 0 pela Ponte Preta, em Campinas. Terminada a partida, o próprio Roger comunicou à direção seu desejo de sair.

Publicidade

Leia mais:
Grêmio x Ponte Preta: tudo que você precisa saber para acompanhar a partida
Pedro Rocha reage às críticas e vira peça-chave no Grêmio de Renato
Superados os problemas pessoais, Bolaños volta a ser relacionado para jogo contra a Ponte Preta

Sentia-se incomodado com o segundo desastre em apenas uma semana - o primeiro havia sido a derrota por 4 a 0 para o Coritiba - e disse ao presidente Romildo Bolzan Júnior que não conseguia mais mobilizar o grupo de jogadores.

Bolzan foi voto vencido e, dois dias depois, acertou-se com Renato.O restante da história é conhecido e comemorado pela torcida. Renato manteve o mesmo modelo tático de seu antecessor, mas adotou maiores cuidados defensivos. O Grêmio estancou a sangria de gols que vitimara Roger e, em dezembro, festejou a conquista do pentacampeonato na Copa do Brasil.

A história registra 29 partidas entre Grêmio e Ponte Preta. São 11 vitórias gaúchas, nove derrotas e nove empates.

Houve um jogo histórico, dia 26 de abril de 1981, no antigo Estádio Olímpico, que recebeu o maior público de sua história - 85.721 pagantes. Era um domingo à tarde e, mesmo derrotado por 1 a 0 pela Ponte Preta, com gol de Osvaldo, que depois faria sucesso no clube gaúcho, o Grêmio avançou às finais do Brasileirão contra o São Paulo Tudo porque, apenas três dias antes, havia derrotado a equipe paulista por 3 a 2, no Moisés Lucarelli.

Nas finais, o Grêmio superou o São Paulo e conquistou seu primeiro título brasileiro. 

Leia outras notícias sobre o Grêmio

Acompanhe o Grêmio no Gremista Gaúcha ZH. Baixe o aplicativo:

Android 

iOS

ZHESPORTES

Compartilhar:

Publicidade