Porto Alegre

Pneus são descartados de forma irregular em terreno da Zona Sul

Segundo secretário de Serviços Urbanos, DMLU irá ao local nesta quarta 

Por Zero Hora
01/02/2017 - 15h58min
Compartilhar:

Publicidade

Um terreno na Avenida Eduardo Prado, na zona sul de Porto Alegre, está sendo usado para descarte irregular de pneus. Após receber denúncias de um morador da região, Zero Hora foi ao local e verificou a situação — também há muito lixo junto à vegetação. Apesar dos muros no entorno, colchões e pedaços de papelão deixados próximo a aberturas indicam que pessoas utilizam o espaço para dormir.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, uma equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) irá ao local nesta quarta-feira para conferir a situação. Se forem observados possíveis focos do Aedes aegypti — vetor de dengue, zika e chikungunya —, o órgão acionará a Vigilância Sanitária.

Leia mais:
Há mais de um mês, buraco deixa canos de gás à mostra no bairro Menino Deus
Após declaração de Marchezan sobre fim dos cobradores, rodoviários protestam

Comprovada a presença de larvas do mosquito, a prefeitura poderá realizar a limpeza compulsória do terreno. Caso contrário, o DMLU notificará o proprietário por meio de edital. Não havendo resposta em 15 dias, o órgão realiza a limpeza e aplica uma multa administrativa, que pode variar entre R$ 300 e R$ 5,2 mil.

Um morador disse a ZH que já havia informado a situação do local à prefeitura, mas nada foi feito. Conforme Rosário, na época do comunicado, feito em 30 de novembro e averiguado em 2 de dezembro, não foram encontrados focos do Aedes — por isso, a Vigilância Sanitária não foi acionada.

— No caso deste terreno específico, o DMLU não conseguiu localizar o proprietário à época da denúncia, e nada pôde ser feito — afirmou Rosário.

Foto: Júlia Soares / Agência RBS


Compartilhar:

Publicidade