Trabalho em equipe

Moradores fazem mutirão para limpar praça do bairro Jardim Ypu, em Porto Alegre

Grupo cortou o mato, que ultrapassava um metro de altura

Por Cleidi Pereira
15/03/2017 - 15h14min
Compartilhar:
Foto: Cleidi Pereira / Agência RBS

Cansados de esperar pelo serviço de capina, moradores do bairro Jardim Ypu, na zona leste de Porto Alegre, resolveram colocar a mão na massa. Há duas semanas, um grupo realiza um mutirão para limpar a praça, onde o mato já ultrapassa um metro de altura. 

O professor aposentado José Luiz Mattos, 60 anos, ficou impressionado com a situação de abandono em que encontrou a praça quando voltou de férias, no mês passado. Ao entrar em contato com a prefeitura, foi informado que o serviço de capina – paralisado desde o início do ano por falta de pagamento e retomado agora, por meio de contratação emergencial – só iria ocorrer na região lá pelo mês de abril.  

Publicidade

Leia mais: 
Poste energizado no Centro dá choque e preocupa comerciantes  
Quem arrancou as mudas de árvores do seu George?  
Esta rua poderia ser a mais bonita da cidade. Saiba por que não é

Foi então que Mattos e alguns vizinhos, como Clézio dos Santos, 58 anos, que está desempregado, decidiram agir. Nos primeiros dias do mutirão, arrancavam o mato com a mão mesmo. Um casal de amigos teve a ideia de comprar uma máquina de cortar grama e fazer uma rifa para cobrir os custos - os números estão sendo vendidos em mercados e padarias do bairro.   

A ação, que começou com o apoio de meia dúzia de vizinhos, aos poucos vai ganhando mais adesões. No último sábado, 12 pessoas estiveram envolvidas com o mutirão de limpeza. O trabalho só é interrompido quando chove, mas, devido à altura do matagal, ainda não terminou. O professor aposentado prevê mais alguns dias de mutirão pela frente. Ele espera que que a ação inspire principalmente as crianças a cuidarem do espaço público. 

– Sempre digo para o pessoal que a praça é do povo como o céu é do avião. Todos têm direito a frequentar, vir passear ou tomar um chimarrão. 

Compartilhar:

Publicidade