Pelas Ruas

Calçada ameaça afundar na zona norte de Porto Alegre

Problema no bairro Sarandi se arrasta desde 2014. Situação foi motivo de reclamações pelo aplicativo Pelas Ruas

Por Rádio Gaúcha
05/04/2017 - 11h31min
Compartilhar:
Foto: Paulo Rocha / Rádio Gaúcha

Uma calçada inteira ameaçada de afundamento é alvo de queixas de moradores do bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre. O problema se arrasta desde 2014, quando as primeiras reclamações chegaram à prefeitura.

O caso é registrado na calçada da Praça Carlos Stechman, na rua Engenheiro Frederico Dahne. Três crateras já interditam o passeio, e nos buracos é possível observar o esgoto cloacal que corre sob o passeio público. Três cavaletes do Departamento de Esgoto Pluvial (DEP) mostram que a prefeitura já esteve no local.

– Um senhor já caiu nesse buraco e se machucou bastante. E, além disso, o buraco também tem água que fica parada e pode atrair mosquitos – reclama a moradora Sandra Silveira, síndica de um prédio vizinho à praça.

Publicidade

Leia mais
Buraco em calçada completa três anos sem conserto em Porto Alegre
O que está por trás do retorno dos camelôs às ruas de Porto Alegre
Pelas Ruas: prefeitura tampa bueiro na Avenida Erico Verissimo

Quem caminha pela calçada observa que há diversos desníveis, sinalizando para o risco de novos buracos abrirem. O problema foi motivo de reclamações pelo aplicativo Pelas Ruas.

Em nota, a prefeitura disse que ainda não tem prazo para execução do serviço.

Confira a posição da prefeitura:
"A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) estão cientes das demandas e dos protocolos. No entanto, ainda não há um prazo exato para execução, visto que contratos de pequenas obras não estão vigentes desde o primeiro semestre do ano passado. Desta forma, a Secretaria de Serviços Urbanos está trabalhando com celeridade na abertura de licitações e assinatura de novos contratos. Também está em andamento um convênio com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para atender as demandas mais urgentes. O objetivo é que os contratos sejam feitos de forma a garantir total transparência aos gastos públicos."

Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.

Leia as últimas notícias


Compartilhar:

Publicidade