Sem solução

Moradores do Santana reclamam de buraco em esquina: "Existe desde janeiro"

Enquanto o transtorno não é resolvido, galhos, tijolos e outros objetos são colocados no local como forma de sinalização

Por Zero Hora
12/07/2017 - 09h00min
Compartilhar:
Foto: Marina Pagno / Rádio Gaúcha

Um buraco na esquina da Travessa Miranda e Castro com a Rua Augusto Pestana, no bairro Santana, em Porto Alegre, está sendo um empecilho para motoristas e moradores há meses. Em maio, a reportagem fez uma matéria sobre o problema. Quase dois meses depois, o buraco continua sem solução. Mais de quatro usuários do aplicativo Pelas Ruas — plataforma de Rádio Gaúcha, ZH e RBS TV —, registraram o impasse.

Publicidade

— As ruas são estreitas, um caminhão de mudança e outros dois veículos já atolaram a roda no buraco. Foi necessário um guincho para retirar — afirma a arquiteta Leticia Osorio, uma das usuárias do app que postou sobre o problema.

De acordo com Leticia, a fenda "existe desde janeiro" deste ano. Além de ser um perigo para motoristas, também se torna um incômodo para moradores que precisam estacionar o carro no local.

— Aqui, tem poucas vagas de garagem. Com esse buraco, não tem lugar para estacionar o carro — explica.

Leia mais:
Alvo de reclamações, praças do Humaitá, em Porto Alegre, recebem manutenção
Desperdício no Partenon: água corre sem parar em bebedouro de praça 
Dez dias após conserto, bueiro sem tampa volta a causar bloqueio

Enquanto o problema não é resolvido, moradores estão colocando galhos, tijolos e outros objetos no buraco, como forma de sinalização para que outros veículos não caiam no local.

— O buraco está parecendo uma caçamba de tanta coisa que colocaram para sinalizar — diz Leticia.

Outras pessoas também registraram as suas indignações no aplicativo.

— O buraco continua sem solução. Decerto estão esperando algum acidente acontecer pra ir consertar — comenta a usuária Simone Rosales.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Surb) afirmou que o problema se trata de um defeito na rede de esgoto pluvial e que a demanda está incluída na programação, ainda sem data exata de execução. A Surb explicou, por meio do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), que têm atendido situações emergenciais com equipes próprias e aguarda o término do processo de contratação de empresa para realizar consertos e manutenção de redes pluviais.

Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.   

Compartilhar:

Publicidade