Sujeira

Lixo espalhado nas calçadas atormenta moradores do Centro

Falta de civilidade da população e ação de catadores seriam as causas, conforme usuários do Pelas Ruas. Prefeitura alerta: descarte irregular de recicláveis nos contêineres é parte do problema

Por Zero Hora
31/07/2017 - 10h01min
Compartilhar:
Resíduos estão espalhados fora do contêiner na Rua Coronel Genuino
Resíduos estão espalhados fora do contêiner na Rua Coronel Genuino Foto: Alexandre Carioli / Arquivo pessoal

De acordo com usuários do aplicativo Pelas Ruas, moradores do Centro Histórico, em Porto Alegre, precisam conviver diariamente com lixo espalhado pelas calçadas. Um usuário do app postou uma foto que mostra os resíduos fora do contêiner na Rua Coronel Genuino.

Publicidade

— Esta é a situação que deparamos diariamente no Centro Histórico — escreveu o usuário Alexandre Carioli, autor da publicação.

A moradora do bairro Rosa Gans da Silveira afirma que o problema persiste em outras vias do Centro.

— Na Riachuelo tem dois contêineres que estão sempre assim. Em volta deles, fica muita sujeira por causa dos catadores, moradores de rua e moradores sem noção de cidadania — explica Rosa.

Leia mais:
"Barricada" na rua: fios caídos são amarrados com pneus e tonel na Capital
Buraco prejudica fluxo de pedestres e preocupa moradores no bairro Jardim Itu
Ondulações no asfalto ameaçam pedestres e motoristas na Cristóvão Colombo

Além do cheiro desagradável, os usuários reclamam da proliferação de animais, como roedores e outros bichos. De acordo com moradores, o Centro Histórico deveria ser um local de cultura e lazer, mas acaba se tornando um lugar desagradável.

– Andar pelo Centro Histórico é triste, é um desprazer – afirma Rosa.

A respeito de lixo espalhado ao redor dos contêineres no Centro Histórico, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Surb) esclareceu que tal situação ocorre pela disposição irregular de resíduos recicláveis nos equipamentos, de uso exclusivo para resíduos orgânicos e rejeito. A destinação inadequada estimula a ação dos catadores, que triam informalmente os materiais na via pública.

A Surb explicou que o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) atua para coibir tal atividade por meio de ações de fiscalização e de sensibilização ambiental. Além disso, as equipes contratadas pelo departamento fazem a coleta automatizada de segunda-feira a sábado, a partir das 18h. Já a Coleta Seletiva é realizada nas terças-feiras, nas quintas-feiras e nos sábados, a partir das 18h. Os garis da Seção Centro do DMLU também recolhem diariamente os resíduos soltos ao redor dos contêineres. O serviço é executado pelas manhãs, nos finais de tarde e nas madrugadas. O DMLU está à disposição para o recebimento de reclamações e solicitação de serviços pelo telefone 156 ou pelo e-mail dmlu@dmlu.prefpoa.com.br.

Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.  

Compartilhar:

Publicidade