Zona Norte

Moradores do bairro Boa Vista convivem com esgoto a céu aberto há mais de um ano 

Problema na Rua Senador Annibal di Primio Beck foi relatado no aplicativo Pelas Ruas 

Por Marina Pagno
07/08/2017 - 16h13min
Compartilhar:
Foto: Marina Pagno / Agência RBS / Agência RBS

Moradores da Rua Senador Annibal di Primio Beck, no bairro Boa Vista, zona norte de Porto Alegre, convivem há mais de um ano com o mau cheiro vindo de um esgoto a céu aberto que escorre pela região.

A água da rede cloacal começa a brotar na calçada, em frente a uma residência, e escorre pelo meio-fio da via, entre as ruas Anita Garibaldi e Frei Henrique Golland Trindade.

Publicidade

A reportagem da Rádio Gaúcha esteve no local na tarde desta segunda-feira (7). É difícil não sentir o forte cheiro de esgoto logo ao dobrar para a rua vindo da Anita Garibaldi. Além disso, há proliferação de insetos, como moscas e até ratos, segundo relato de moradores. 

— O que tem de bactéria aqui... até rato eu já vi circulando. É uma vergonha — disse um morador da rua, de 64 anos, que não quis ser identificado.

Leia mais
Depois de um mês no escuro, rua e praça na Zona Norte voltam a ter iluminação
Polícia identifica jovens mortos em chacina em Porto Alegre
"Se nós deixarmos o projeto executivo pronto, já é uma grande coisa", diz secretário de Gestão sobre BRTs

O problema é antigo. Em 2015, Zero Hora mostrou que a vizinhança já estava cansada de pedir providências. Um ano depois, um morador chegou a promover uma festa de aniversário e mandar convite para o então prefeito da cidade, José Fortunati. Na manhã desta segunda-feira, moradores fizeram uma reunião para mobilizar as autoridades na tentativa de resolver o problema. 

No período de um ano, equipes do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) foram até o local ao menos três vezes, ainda de acordo com os moradores. Na calçada, há um cavalete isolando um buraco que foi aberto durante o conserto. 

— Dentro desse período de um ano, o esgoto foi até estancado, mas pouco tempo depois do conserto, começou a brotar pela rua novamente — explicou um morador.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos (Surb), houve o rompimento da rede pluvial no local e será necessário substituir três metros de tubos. De acordo com a Surb, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), já realizou vistoria no local e, com a assinatura do novo contrato de manutenção de redes pluviais, as obras devem iniciar nos próximos dias.


Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome. 

Compartilhar:

Publicidade